segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Hipóteses de Escrita - Pré -silábica

Hipótese pré-silábica
- A criança não registra traços no papel com a intenção de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita

Nível 1 – Escrita indiferenciada

1. Baixa diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra;
2. Traços semelhantes entre si;
3. Traços descontínuos – se a criança tem maior contato com letras de imprensa;
4. Traços contínuos – se a criança tem mais contato com a escrita com letra cursiva;
5. O que diferencia uma palavra da outra é a intenção do produtor, portanto, a interpretação só poderá ser feita por quem escreveu;
6. Muitas vezes a criança não consegue identificar o que escreveu – leitura instável;
7. Costumam grafar palavras de acordo com o tamanho do que está representando;
8. Algumas vezes usam como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras – para poder ler com mais segurança – mas também pode caracterizar uma certa insegurança ao decidir que letras deva usar. Essa dificuldade acontece porque ainda não compreendem a função da escrita e confundem o que é escrita com desenhos.

Nível 2 – Diferenciação da escrita

1. A característica principal das escritas desse nível é a tentativa sistemática de criar diferenciações entre os grafismos produzidos; mas a escrita continua não analisável em partes levando a criança a interpretá-la globalmente;
2. Hipótese da quantidade mínima de caracteres e a necessidade de variá-los;
3. Já possuem a intenção de objetivar as diferenças do significados das palavras;
4. Arranjam as letras que conhecem – por poucas que sejam.
5. Na figura abaixo, Bárbara demonstra notável aquisição cognitiva quando arranja as 6 letras que conhece (I-E-A-F-L-P) de forma a representar as palavras sugeridas.
6. Nesta idade ainda não tem mecanismo para comparar palavras que não estejam próximas.
7. Neste nível poderá ter se apropriado de algumas escritas estáveis – principalmente do próprio nome.


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