
Os instrumentos de avaliação de aprendizagem devem ser largamente utilizados ao longo do período letivo. Esses instrumentos de avaliação devem permitir ao professor colher informações sobre a capacidade de aprendizado dos alunos, medida, em especial, pela competência dos mesmos para resolver problemas e instrumentalizar o conhecimento para a tomada de decisões.
Cabe ao professor da disciplina, definir os instrumentos que serão utilizados para melhor acompanhar o processo de aprendizado de seus alunos.
Não existem instrumentos específicos de avaliação capazes de detectar a totalidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. É diante da limitação que cada instrumento de avaliação comporta que se faz necessário pensar em instrumentos diversos e mais adequados com suas finalidades, para que dêem conta, juntos, da complexibilidade do processo de aprender.
Segue alguns exemplos de instrumentos de avaliação.
1. OBSERVAÇÃO
O ato de observar é uma característica própria e é através dele que informamos sobre o contexto em que estamos, para nele nos situarmos de forma satisfatória de acordo com normas e valores dominantes.
Aspectos Negativos:
É um instrumento de pouca utilização de registro e de falta de sistematização, os dados colhidos, muitas vezes, se perdem ou não são utilizados de forma produtiva para refletirem sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento dos alunos.
Aspectos Positivos
Através da observação, os educadores podem conhecer melhor os alunos, analisar seu desempenho nas atividades em sala de aula e compreender seus avanços e dificuldades. Ao mesmo tempo, os alunos poderão tomar consciência dos processos vividos pelo grupo.
A observação exige do professor:
Eleger o objeto de investigação ( um aluno, uma dupla, um grupo etc);
Elaborar objetivos claros (descobrir dúvidas, avanços etc);
Identificar contextos e momentos específicos (durante a aula, no recreio etc);
Estabelecer formas de registros apropriados ( vídeos, anotações etc).
Indicações
Observações em atividades livres, no recreio, individuais, etc.
2. REGISTRO / FICHAS
Tem como função acompanhar o processo educativo vivido por alunos e professores, é através dele que se torna possível realizar uma análise crítica e reflexiva do processo de avaliação.
Aspectos Positivos:
Contribui para que os dados significativos da prática de trabalho não se percam. Alguns recursos podem ser utilizados, são eles:
1. Caderno de campo do professor: registro de aulas expositivas, anotações em sala de aula, projetos, relatos, debates, etc.
2. Caderno de Anotações para cada grupo de alunos: anotações periódicas sobre acontecimentos significativos do cotidiano escolar.
3. Diário do aluno: registro de caráter subjetivo ou objetivo que aluno e professores fazem espontaneamente.
4. Arquivo de atividades: coleta de exercícios e produções dos alunos, datadas e com algumas observações rápidas do professor. Esse arquivo serve como referência histórica do desenvolvimento do grupo.
Indicações:
Permite aos educadores perceberem e analisarem ações e acontecimentos, muitas vezes despercebidos no cotidiano escolar.
3. DEBATE
O debate nos permite nas situações de interação, trocar idéias com as pessoas, compreender as idéias do outro, relacioná – las e ampliar conhecimentos sobre o tema ou assunto discutido.
Aspectos positivos
Favorável para que alunos e professores incorporem conhecimentos, exige que se expressem com suas próprias palavras, exemplifiquem e estabeleçam relações com outros conhecimentos, pois o aluno expõe à turma sua forma de compreender o tema em questão.
4. AUTO - AVALIAÇÃO
Aspectos Positivos
É uma atividade de reflexão fundamental na aprendizagem, que visa levantar:
- o caminho percorrido pelo aluno para às sua respostas e resultados;
- as evidências de que conseguiu aprender;
- as evidências das dificuldades que ainda enfrenta e, a partir delas, o reconhecimento das superações que precisam ser conquistadas.
Indicações
Incentivar a consciência crítica dos alunos, em relação aos modos de agir que utilizam frente às tarefas que lhes são propostas.
5. TRABALHO EM GRUPO
É todo tipo de produção realizada em parceria pelos alunos, sempre orientadas pelo professor.
Aspectos positivos:
Estimula os alunos à cooperação e realização de ações conjuntas, propiciam um espaço para compartilhar, confrontar e negociar idéias. É necessário que haja uma dinâmica interna das relações sociais, mediada pelo conhecimento, potencializado por uma situação problematizadora, que leve o grupo a colher informações, explicar suas idéias, saber expressar seus argumentos.
Permite um conhecimento maior sobre as possibilidades de verbalização e ação dos alunos em relação às atividades propostas.
É necessário considerar as condições de produção em que se derão: o tempo de realização, o nível de envolvimento e de compromisso dos alunos, os tipos de orientações dadas, as fontes de informação e recursos materiais utilizados.
6. PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA
Trata – se de analisar o desempenho do aluno em fatos do cotidiano da sala de aula ou em situações planejadas.
Aspectos Positivos:
Permite que o professor perceba como o aluno constrói o conhecimento, já que é possível acompanhar de perto todos os passos desse processo. É necessário que o professor faça anotações no momento em que os fatos a serem considerados ocorrem, ou logo em seguida, para que sejam evitadas as generalizações e os julgamentos com critérios subjetivos. Habilita o professor a elaborar intervenções específicas para cada caso e sempre que julgar necessário.
7. SEMINÁRIO
É a exposição oral que permite a comunicação das informações pesquisadas de forma eficaz, utilizando material de apoio adequado.
Aspectos Positivos:
Contribui para a aprendizagem tanto do ouvinte como do expositor, pois exige desta pesquisa, planejamento e organização das informações, além de desenvolver a capacidade de expressão em público.
Aspectos Negativos:
Às vezes, alguns professores utilizam de comparações nas apresentações entre o inibido e o desinibido.
7. PORTFÓLIO
Volume que reúne todos os trabalhos produzidos pelo aluno durante o período letivo. Presta – se tanto para a avaliação final como para a avaliação do processo de aprendizagem do aluno.
Aspecto positivo:
Evidencia as qualidades do estudante, registra seus esforços, seus progressos, o nível de raciocínio lógico atingido e, portanto, seu desempenho na disciplina. Também ensina ao aluno a organização.
Tem finalidade de auxiliar o educando desenvolver a capacidade de refletir e avaliar seu próprio trabalho.
8. PROVA DISSERTATIVA
Caracteriza – se por apresentar uma série de perguntas (ou problemas, ou temas, no caso da redação), que exijam capacidade de estabelecer relações, de resumir, analisar e julgar.
Aspectos Positivos
Avalia a capacidade de analisar um problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi – las: permite que o aluno exponha seus pensamentos, mostrando habilidades organização, interpretação e expressão.
9. PROVA COM CONSULTA
Apresenta características semelhantes às provas dissertativas, diferenciando – se pelo fato de o aluno pode consultar livros ou apontamentos para responder.
Aspectos Positivos:
Se bem elaborada, pode permitir que o aluno demonstre não apenas o seu conhecimento sobre o conteúdo objeto da avaliação, mas ainda, a sua capacidade de pesquisa, de buscar a resposta correta e relevante.
10. PROVA OBJETIVA
Caracteriza –se uma série de perguntas diretas para respostas curtas, com apenas uma solução possível ou em que o aluno tenha que avaliar proposições, julgando –as verdadeiras ou falsas.
Aspectos Negativos
Favorece a memorização e sua análise não permite constatar, com boa margem de acerto, quanto o aluno adquiriu em termos de conhecimento.
11. PROVA ORAL
Situação em que os alunos, expõem individualmente seus pontos de vista sobre pontos do conteúdo ou resolvem problemas em contato direto com o professor. Bastante útil para desenvolver a oralidade e a habilidade de argumentação.
Cabe ao professor da disciplina, definir os instrumentos que serão utilizados para melhor acompanhar o processo de aprendizado de seus alunos.
Não existem instrumentos específicos de avaliação capazes de detectar a totalidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. É diante da limitação que cada instrumento de avaliação comporta que se faz necessário pensar em instrumentos diversos e mais adequados com suas finalidades, para que dêem conta, juntos, da complexibilidade do processo de aprender.
Segue alguns exemplos de instrumentos de avaliação.
1. OBSERVAÇÃO
O ato de observar é uma característica própria e é através dele que informamos sobre o contexto em que estamos, para nele nos situarmos de forma satisfatória de acordo com normas e valores dominantes.
Aspectos Negativos:
É um instrumento de pouca utilização de registro e de falta de sistematização, os dados colhidos, muitas vezes, se perdem ou não são utilizados de forma produtiva para refletirem sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento dos alunos.
Aspectos Positivos
Através da observação, os educadores podem conhecer melhor os alunos, analisar seu desempenho nas atividades em sala de aula e compreender seus avanços e dificuldades. Ao mesmo tempo, os alunos poderão tomar consciência dos processos vividos pelo grupo.
A observação exige do professor:
Eleger o objeto de investigação ( um aluno, uma dupla, um grupo etc);
Elaborar objetivos claros (descobrir dúvidas, avanços etc);
Identificar contextos e momentos específicos (durante a aula, no recreio etc);
Estabelecer formas de registros apropriados ( vídeos, anotações etc).
Indicações
Observações em atividades livres, no recreio, individuais, etc.
2. REGISTRO / FICHAS
Tem como função acompanhar o processo educativo vivido por alunos e professores, é através dele que se torna possível realizar uma análise crítica e reflexiva do processo de avaliação.
Aspectos Positivos:
Contribui para que os dados significativos da prática de trabalho não se percam. Alguns recursos podem ser utilizados, são eles:
1. Caderno de campo do professor: registro de aulas expositivas, anotações em sala de aula, projetos, relatos, debates, etc.
2. Caderno de Anotações para cada grupo de alunos: anotações periódicas sobre acontecimentos significativos do cotidiano escolar.
3. Diário do aluno: registro de caráter subjetivo ou objetivo que aluno e professores fazem espontaneamente.
4. Arquivo de atividades: coleta de exercícios e produções dos alunos, datadas e com algumas observações rápidas do professor. Esse arquivo serve como referência histórica do desenvolvimento do grupo.
Indicações:
Permite aos educadores perceberem e analisarem ações e acontecimentos, muitas vezes despercebidos no cotidiano escolar.
3. DEBATE
O debate nos permite nas situações de interação, trocar idéias com as pessoas, compreender as idéias do outro, relacioná – las e ampliar conhecimentos sobre o tema ou assunto discutido.
Aspectos positivos
Favorável para que alunos e professores incorporem conhecimentos, exige que se expressem com suas próprias palavras, exemplifiquem e estabeleçam relações com outros conhecimentos, pois o aluno expõe à turma sua forma de compreender o tema em questão.
4. AUTO - AVALIAÇÃO
Aspectos Positivos
É uma atividade de reflexão fundamental na aprendizagem, que visa levantar:
- o caminho percorrido pelo aluno para às sua respostas e resultados;
- as evidências de que conseguiu aprender;
- as evidências das dificuldades que ainda enfrenta e, a partir delas, o reconhecimento das superações que precisam ser conquistadas.
Indicações
Incentivar a consciência crítica dos alunos, em relação aos modos de agir que utilizam frente às tarefas que lhes são propostas.
5. TRABALHO EM GRUPO
É todo tipo de produção realizada em parceria pelos alunos, sempre orientadas pelo professor.
Aspectos positivos:
Estimula os alunos à cooperação e realização de ações conjuntas, propiciam um espaço para compartilhar, confrontar e negociar idéias. É necessário que haja uma dinâmica interna das relações sociais, mediada pelo conhecimento, potencializado por uma situação problematizadora, que leve o grupo a colher informações, explicar suas idéias, saber expressar seus argumentos.
Permite um conhecimento maior sobre as possibilidades de verbalização e ação dos alunos em relação às atividades propostas.
É necessário considerar as condições de produção em que se derão: o tempo de realização, o nível de envolvimento e de compromisso dos alunos, os tipos de orientações dadas, as fontes de informação e recursos materiais utilizados.
6. PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA
Trata – se de analisar o desempenho do aluno em fatos do cotidiano da sala de aula ou em situações planejadas.
Aspectos Positivos:
Permite que o professor perceba como o aluno constrói o conhecimento, já que é possível acompanhar de perto todos os passos desse processo. É necessário que o professor faça anotações no momento em que os fatos a serem considerados ocorrem, ou logo em seguida, para que sejam evitadas as generalizações e os julgamentos com critérios subjetivos. Habilita o professor a elaborar intervenções específicas para cada caso e sempre que julgar necessário.
7. SEMINÁRIO
É a exposição oral que permite a comunicação das informações pesquisadas de forma eficaz, utilizando material de apoio adequado.
Aspectos Positivos:
Contribui para a aprendizagem tanto do ouvinte como do expositor, pois exige desta pesquisa, planejamento e organização das informações, além de desenvolver a capacidade de expressão em público.
Aspectos Negativos:
Às vezes, alguns professores utilizam de comparações nas apresentações entre o inibido e o desinibido.
7. PORTFÓLIO
Volume que reúne todos os trabalhos produzidos pelo aluno durante o período letivo. Presta – se tanto para a avaliação final como para a avaliação do processo de aprendizagem do aluno.
Aspecto positivo:
Evidencia as qualidades do estudante, registra seus esforços, seus progressos, o nível de raciocínio lógico atingido e, portanto, seu desempenho na disciplina. Também ensina ao aluno a organização.
Tem finalidade de auxiliar o educando desenvolver a capacidade de refletir e avaliar seu próprio trabalho.
8. PROVA DISSERTATIVA
Caracteriza – se por apresentar uma série de perguntas (ou problemas, ou temas, no caso da redação), que exijam capacidade de estabelecer relações, de resumir, analisar e julgar.
Aspectos Positivos
Avalia a capacidade de analisar um problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi – las: permite que o aluno exponha seus pensamentos, mostrando habilidades organização, interpretação e expressão.
9. PROVA COM CONSULTA
Apresenta características semelhantes às provas dissertativas, diferenciando – se pelo fato de o aluno pode consultar livros ou apontamentos para responder.
Aspectos Positivos:
Se bem elaborada, pode permitir que o aluno demonstre não apenas o seu conhecimento sobre o conteúdo objeto da avaliação, mas ainda, a sua capacidade de pesquisa, de buscar a resposta correta e relevante.
10. PROVA OBJETIVA
Caracteriza –se uma série de perguntas diretas para respostas curtas, com apenas uma solução possível ou em que o aluno tenha que avaliar proposições, julgando –as verdadeiras ou falsas.
Aspectos Negativos
Favorece a memorização e sua análise não permite constatar, com boa margem de acerto, quanto o aluno adquiriu em termos de conhecimento.
11. PROVA ORAL
Situação em que os alunos, expõem individualmente seus pontos de vista sobre pontos do conteúdo ou resolvem problemas em contato direto com o professor. Bastante útil para desenvolver a oralidade e a habilidade de argumentação.
sou estudante de Pedagogia...estou fazendo trabalho de Avaliação...muito boas as informações...
ResponderExcluirSou aluna do curso de ESPECIALIZAÇÃO PROEJA-IFES e estou pesquisando sobre os instrumentos de avaliação. Gostei das abordagens apresentadas
ResponderExcluirNão foram apresentadas abordagens, somente instrumentos.
ExcluirSou graduanda do curso de Pedagogia e estou realizando meu trabalho de Monografia sobre Avaliação da Aprendizagem e os instrumentos utilizados. Gostei muito das informações aqui apresentadas, foi e está sendo de grande valia. Abraços
ResponderExcluirOlá, sou professora no ensino fundamental e atualmente atuo como coordenadora pedagógica. Gostei da forma como abordou e classificou cada instrumento avaliativo. Com certeza irei utilizar para estudo com os professores, os quais fazem parte de minha área de trabalho. Abraços.
ResponderExcluirBoa noite professora Diana, Estou cursando Pós em Docência do Ensino Superior e acredito que seria interessante a senhora, dar uma olhada em um arquivo em pdf que encontrei, digite AVALIAÇÃO FORMATIVA EM FOCO (Elizabete Aparecida Garcia Ribeiro) Mestrado em Educação-Universidade Estadual de Londrina-PR/2011. É muito interessante a abordagem e acredito que pode lhe ser muito útil junto ao seu grupo de coordenados.
ExcluirUm Abraço.
Carlos Zveiter
é muito bom mesmo,tenha um bom trabalho!ok
ResponderExcluirBoa Noite, estou cursando Pedagogia e adorei seu artigo,obrigado por compartilhar o que vc sabe...
ResponderExcluirParabéns Thais
ResponderExcluirPor estar nos presenteando com suas abordagens tão significantes....adorei a maneira como elaborou os instrumentos avaliativos.
Professora Rosalia
Obrigada pelos seus esclarecimentos, na qual me ajudou muito, sou estudante do curso de pedagogia.
ResponderExcluirEu procurava por instrumentos avaliativos e gostei mto do material. Parabéns!
ResponderExcluirSuas ideias me deram um norte para meu plano de aula...Muito bom!!!Parabéns!!!
ResponderExcluirPrincipalmente por se preocupar em colocar pontos positivos e negativos de cada avaliação.
Parabém, gostei D +, continue assim!
ResponderExcluirEstava justamente procurando informações sobre instrumentos avaliativos, esse material é excelente.
ResponderExcluirOlá sou estudante de pedagogia estou no último ano de curso, e tudo que precisava achei aqui, excelente seu blog.
ResponderExcluirmuito bem,valeu!!!
ResponderExcluirEstou coordenando um grupo de instrutores que prestam serviço a uma entidade filantrópica, e este seu material mim ajudou baste a orientá-los a avaliar seus educando.
ResponderExcluirMuito boas as informações.gildo.souza.526@facebook.com
ResponderExcluirexcelente material estou fazendo meu tcc me ajudou muito obrigada..
ResponderExcluirsou aluna do curso ESPECIALIZAÇÃO PROEJA -IFNMG e estou estudando sobre os instrumentos de avaliação,as informações foram de suma importância para o desenvolvimento dos meus estudos, obrigada.
ResponderExcluirRiquíssimas as informações, será de grande ajuda na Jornada Pedagógica de minha escola.
ResponderExcluirRiquíssimas as informações, será de grande ajuda na Jornada Pedagógica de minha escola.
ResponderExcluirgostei pois ajudou me a fazer o meu trabalho.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiradorei o artigo ajudou-me muito
Excluirquem e o autor deste ou destes textos?
ResponderExcluirOlá, achei interessantíssima a publicação. Sou professor de inglês e português, e também sou tradutor e revisor de textos técnicos, literários e acadêmicos. Como uma pessoa bastante engajada na área da educação e comunicação, acho sumamente fundamental que sejam aplicados métodos plurificados para se obter a avaliação de alunos. Por isso, gostei muito dos métodos descritos na publicação. Creio que todos estes juntos: seminários, prova com e sem consultas, observação dos alunos, entre outros, são essenciais. A educação deve sempre se inovar.
ResponderExcluirMais uma vez, parabéns pela publicação e sucesso para vocês.
Muito interessante o texto sobre as diferentes formas de avaliar os nossos aluno.Acredito que cada uma tem sua relevância.
ResponderExcluirMe chamo Jane e acredito que o processo de avaliação deverá ser o mais abrangente possível: o docente deverá, de forma natural, estar igualmente disponível para se autoavaliar continuamente para que os métodos que utiliza se adaptem aos alunos em questão, procurando assim implementar estratégias que, através de uma atitude
ResponderExcluirempenhada, conduzam a resultados desejáveis.
A avaliação dos alunos realiza-se nos domínios do SABER SABER, e do SABER FAZER e do SABER
SER.
Muito interessante o texto sobre as diferentes formas de avaliar os nossos aluno.Acredito que cada uma tem sua relevância.
ResponderExcluirOs instrumentos de avaliação devem ser utilizados continuamente e de maneiras diversificadas.Bom texto!
ResponderExcluirGostei do item 9 e item 11. Que utilizo diariamente.
ResponderExcluirÓtimo texto, o ideal é trabalhar diversos instrumentos de avaliação. A leitura evidenciou a variedade de opções que nós educadores temos para avaliar da melhor maneira nossos alunos.
ResponderExcluirNão basta encerrar a avaliação
Excluirem uma nota ou conceito ao aluno. É preciso muito mais! É preciso responder se o ensino
cumpriu sua tarefa. E isso envolve uma avaliação mais abrangente. Envolve a análise
individual e coletiva dos dados, assim como garantir o uso de diversos instrumentos
avaliativos. O texto é ótimo e mostra várias maneiras de avaliar o aluno. Diariamente procuro sempre estar de olho na aprendizagem do aluno e utilizo várias formas de avaliação (1, 5, 6, 7, 10, etc).
O texto oferece múltiplas ferramentas de avaliação que no caso da filosofia é bastante oportuno trabalhar com avaliações em que se permita a consulta ao livro/apostila, justamente para verificar o grau de interpretação de texto do aluno.
ResponderExcluirExcelente texto! Estou pesquisando sobre instrumentos avaliativos para a produção de um artigo. Essas informações vão ser bastante úteis.
ResponderExcluironde encontro seu artigo na internet, quero citá-lo em meu trabalho
ResponderExcluirParabéns por seu trabalho sobre instrumentos de avaliação.
ResponderExcluirParabéns!! Sou estudante do 4 semestre de pedagogia e amei as informações que estava pesquisando. Muito obrigada!!
ResponderExcluirótimo material!
ResponderExcluircomo é seu nome completo thais?
ResponderExcluirÓtimo os material estão de parabéns
ResponderExcluirAmei o material. Parabéns!
ResponderExcluirmuito bom. adorei!
ResponderExcluirO instrumento de avaliação se deve potencializar o saber e fazer do alunado...
ResponderExcluirÓtimo texto, bem claro e contempla as avaliações no munto atual.
ResponderExcluirMuitas alternativas avaliativas, no entanto, devemos adequar a realidade de nossa clientela.
ResponderExcluirConteúdo excelente.
ResponderExcluirSou assistente educacional,conteúdo de excelente qualidade.....
ResponderExcluirSou assistente educacional e só tenho aprendido até aqui,pra trabalhar com muito mais conhecimento e amor....
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